Você já se perguntou quantas palavras fala por dia? Ou qual é a origem delas? Esse assunto é super interessante e seu estudo é chamado etimologia, mas falaremos sobre algo parecido hoje: a origem das expressões populares um tanto quanto curiosas que usamos no nosso cotidiano.

Confira abaixo de onde surgiu cinco expressões comuns na boca do povo:

1) Salvo pelo gongo

Historiadores acreditam que a expressão tenha surgido no século XVII devido a catalepsia, doença comum no período que faz o enfermo ficar completamente imóvel. Com a medicina da época, era frequente acreditarem que a pessoa estivesse morta e a enterrarem viva por engano.

Para evitar que falecessem embaixo da terra, decidiram então passar a amarrar uma corda ligada a um sino no braço do “morto”. Se ele se mexesse, o congo tocaria e a pessoa seria salva.

Leia também: 10 marcas famosas com seus nomes traduzidos para o português

2) 171

Essa expressão é usada para se referir a pessoas mentirosas, que enganam outras para seu próprio bem. Sua origem é uma referência ao artigo 171 do Código Penal Brasileiro: “Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento”.

3) Arroz de festa

Você já chamou uma pessoa que marcava presença em todo evento de “arroz de festa”? Essa expressão é datada do século XIV, onde o arroz doce era um prato muito comum nas festividades. Assim, relacionaram a comida as pessoas que você já sabia que iria encontrar, independente de ontem estivesse.

4) Terminar em pizza

Frase muito comum na política mas que, na verdade, surgiu no mundo do futebol. Na década de 60, os dirigentes do Sociedade Esportiva Palmeiras ficaram 14 horas em uma reunião resolvendo problemas do clube. Quando terminaram, cansados e com fome, decidiram pedir pizzas e confraternizar.

No dia seguinte, o jornalista Milton Peruzzi, que acompanhou o encontro, publicou em seu jornal a manchete “Crise no Palmeiras termina em pizza”.

Leia também: 4 comidas com nomes estrangeiros que foram criadas no Brasil

5) Puxa saco

Quem nunca estudou com alguém que “puxava o saco” do professor? A expressão usada para pessoas bajuladoras surgiu no exército brasileiro mas não se sabe exatamente quando. Os soldados de menor escalão eram obrigados a carregar os sacos pesados de suprimentos de seus superiores nas costas.