Os biquínis não foram criados no Brasil mas sua fama repercutiu muito em território brasileiro. Os modelos foram reinventados inúmeras vezes e muitas musas se tornaram adeptas a peça. Hoje o biquíni tem mais de 70 anos e muita história.

Tudo começou em 1946 quando o francês Louis Réard criou na loja de lingerie da sua mãe, uma peça denominada como menor maiô do mundo. Ao considerar sua criação algo surpreendente e explosivo, deu o nome de “biquíni”. Alusão a ilha Atol de Bikini, onde eram realizados testes nucleares.

Veja também: Rumores de término entre ASAP Rocky e Rihanna crescem na internet após jornalista confirmar traição

Em 1950 o biquíni entrou para a história do cinema, ao ser usado por Brigitte Bardot no filme “E Deus Criou a Mulher”. E na década de 1960 a peça veio ganhando espaço no Brasil e ganhou traços mais tropicais.

Com inúmeras conquistas femininas e a revolução sexual feita em 1970, a moda praia evoluiu chegando ao que conhecemos nos dias de hoje. Muitas personalidades brasileiras ajudaram a construir essa história.

Magda Cotrofe

Os modelos ultracavados foram personificados pela modelo carioca. Ela popularizou o fio dental e posou em diversas capas de revistas com modelos asa delta bem ousados. Esse tipo de modelo foi parar no corpo das irmãs Kardashians recentemente.

“Vi elas vestindo as peças e me diverti. Fiz uma montagem com os que usei nos anos 80. Já usávamos modelos assim”, conta Magda. “Na mesma época Cidinho Pereira estava em busca da Bumbum de Ipanema e me procurou. Quando eu vesti o modelo fio dental não quis usar mais nada depois. Ele modela muito bem o bumbum”, relembra ela.

“No verão de 86 eu fui a modelo que personificou os modelos fio dental e asa delta na Europa. Depois que começamos a usá-las, aqui no Rio esses modelos se tornaram sonho de consumo entre as cariocas.”

Veja também: Tatuador especialista em modificação corporal remove suas orelhas e conta como ouve

Monique Evans

A atriz e modelo mandava super bem na costura e ela mesmo criava suas peças de cortininha. A praticidade na amarração e fios finos facilitaram em sua busca por marquinhas discretas de sol.

“Eu criava minhas peças de biquíni cortininha. Usava pedaços de jeans e couro. Eu também levantava e enrolava a lateral da calcinha para alongar mais a perna. Naquela época não havia tanto problema com pudor, então tínhamos liberdade para usar de tudo.”

Sr. Bumbum

No fim da década de 70, o empresário Cidinho Pereira foi o fundador do Bumbum Ipanema, a primeira loja dedicada ao biquíni no Brasil. Ele criou os modelos fio dental e asa delta que até hoje são muito famosos nas praias brasileiras.

“Remodelei os biquínis e quis exibir melhor o corpo feminino. Os modelos asa delta e fio dental valorizam as curvas das mulheres, é uma questão de atitude.”

Cidinho conta que os biquínis brasileiros se tornaram alvo de exportação por conta da valorização e beleza de cada corpo. Ele também inventou as sungas cavadas, e o próprio é fã do modelo.

Veja também: De onde vem fortuna de Maíra e qual o valor estimado

Nos anos 90 as marcas de biquínis foram expandindo e trazendo novos materiais, estampas, estilos, como tomara-que-caia, babados, pingentes, metálicos, entre outros. E na chegada dos anos 2000 a moda praia brasileira se firmou, sendo referência internacional. Em 2010 o país havia exportado mais de um milhão de peças, principalmente EUA, Portugal e Japão.

De acordo com o estudo feito pela Global Marketing Review of Swimwear, a indústria da moda praia chega a movimentar cerca de US$ 19 bilhões no mundo e a expectativa é que chegue a US$ 27 bilhões até 2027.

Trajes de banho que marcaram época

1971 – Leila Diniz

A atriz Leila Diniz estava grávida e se deixou fotografar usando um biquíni considerado pequeno, para os padrões impostos naquela época. A foto repercutiu por jornais e revistas. Acredite se quiser, mas naquela época as grávidas usavam uma cortininha sobre a barriga quando estavam na praia.

1973 – Gal Costa

A cantora teve seu álbum “Índia” censurado, por mostrar muito as partes dela. A imagem dela vestindo uma tanga vermelha e colares só foi liberada em 2015.

Veja também: Deolane Bezerra faz primeira aparição pública com seu novo affair, um empresário de 29 anos

1979 – Fernando Gabeira

Após passar um tempo na Europa, o jornalista Fernando Gabeira, estava acostumado a ir à praia com poucas vestimentas e até mesmo nu, na Grécia. Ao chegar em uma praia de Ipanema, ele estava utilizando uma tanga de crochê que foi considerada um escândalo para os mais conservadores.

2002 – Gisele Bündchen

A modelo desfilou com um biquíni da Cia. Marítima com estampa do guerrilheiro Che Guevara. Entre 2002 e 2017, Gisele foi a modelo mais bem paga do mundo.

2017 – Anitta

Ao lançar o clipe “Vai Malandra”, Anitta deu visibilidade ao biquíni de fita isolante. Hoje é moda nas praias e para se bronzear por ser algo simples e descartável.

Veja a seguir: Entenda como fãs de Anitta manipularam o algoritmo para o hit ‘Envolver’ chegar em primeiro ao Top Global

A moda está sempre nos surpreendendo, mas você acha que dá pra mudar ainda mais esses modelos?