Sandra Rodrigues Campos, conhecida pelo apelido “Dona do Pedaço”, entrou com um processo milionário contra a TV Globo. Segundo ela, Walcyr Carrasco, escritor da obra, e a emissora copiaram sua história na novela das nove exibida em 2019.
Com a receita de família, Sandra passou a vender bolos caseiros nas ruas para sustentar a família, exatamente como Maria da Paz em “A Dona do Pedaço”. Além disso, a mulher, natural do interior de Goiás, tem esse apelido desde 2004, quando lançou uma série na televisão fazendo receitas e entrevistando convidados.
“Resta claro e nítido que a empresa ré [Globo] tinha todo conhecimento da história da autora e que a mesma era conhecida como a Dona do Pedaço. Logo, a empresa ré não comprou apenas a marca e sim toda história da autora”, dizem os advogados de Sandra.
Os detalhes do processo, que foram divulgados pelo site Notícias da TV, mostram que a boleira pede R$ 15 milhões de indenização por danos morais, materiais e lucros cessantes. Sandra também entrou com uma liminar para proibir que a emissora use a marca, que foi vendida para a Globo pelo ex-diretor de seu programa.
Leia também: Emicida e Iza recusam convite da Globo para cantar tema de novela, entenda os motivos
“Nitidamente houve violação aos direitos autorais por parte da ré, porquanto a história de vida da personagem Maria da Paz é igual à da autora além de plágio ao nome A Dona do Pedaço, que vem sendo utilizado pela autora por mais de uma década e meia, e representa suas raízes”, acusa no processo.
Você acompanhou A Dona do Pedaço? Acredita que a Globo plagiou Sandra?