A jardinagem é um hobby muito apreciado por diversas pessoas, inclusive, nos últimos anos tem sido bastante estimulado por profissionais da saúde. Já que a prática aguça a criatividade e melhora a atividade motora, além de ser bastante relaxante.

No entanto, embora essa prática seja bem comum, algumas plantas podem ser bastante perigosas para sua saúde, para a saúde de sua família e também para à de seus animais de estimação, como gato, cachorro, coelho etc. Sendo assim, nessa lista trouxemos 5 tipos de plantas que você em hipótese alguma deve ter dentro da sua casa!

# 1 – Narciso 

Embora seja uma das mais belas plantas e de grande potencial decorativo, o narciso é bastante perigoso para a saúde de quem as possui. A sua coloração varia de branco para amarelo e a sua origem é mediterrânea e asiática. O nome da planta surgiu a partir da lenda de Narciso, que ao olhar sua imagem refletida na água de um rio, apaixonou-se pela própria imagem, tombando ali mesmo e morrendo afogado.

No lugar em que ele caíra, nasceu a flor de narciso. A planta é extremamente perigosa para a saúde humana, pois possui muitos compostos químicos tóxicos. Os sintomas podem variar e vão desde náusea, até diarreia, dor abdominal e irritação na boca.  

Plantas perigosas: Flor de Narciso - Foto: Reprodução

Plantas perigosas: Flor de Narciso – Foto: Reprodução

# 2 – Copo-de-leite

Essa planta é muito famosa entre os brasileiros, afinal, muitas plantas artificiais possuem o mesmo formato. A planta originária da África do Sul é facilmente achada em floriculturas, mas o que poucos sabem é que ela possui teor tóxico. O copo-de-leite possui uma substância tóxica conhecida como oxalato de cálcio, que gera sintomas de irritação, sangramento, e inchaço. Em casos mais extremos, caso a flor seja ingerida, levando a asfixia e até mesmo a morte. 

Plantas perigosas: Copo-de-Leite - Foto: Reprodução

Plantas perigosas: Copo-de-Leite – Foto: Reprodução

Veja também: [VÍDEO] ‘BBB 24’: Boninho toma decisão após Beatriz e Alane derrubarem Sabrina Sato

# 3 – Espada-de-São-Jorge 

Uma das plantas mais queridas nas casas brasileiras, embora seja bastante comum, deve se ter muito cuidado com ela! Afinal, as substâncias presentes nelas podem causar irritação das mucosas, dificuldade de respiração e intensa salivação. As substâncias responsáveis por estes sintomas são os glicosídeos pregnâncios e saponinas esteroidais. Além de ser um perigo para os seres humanos, também é perigosa para os animais. 

Plantas perigosas: Espada de São Jorge - Foto: Reprodução

Plantas perigosas: Espada de São Jorge – Foto: Reprodução

# 4 – Espirradeira 

Também conhecida como flor-de-São-José e loureiro-rosa, as flores da espirradeira podem ser brancas, rosadas ou até mesmo vermelhas. Essa espécie chega até 5 metros de altura e o que poucas pessoas sabem é que todas as suas partes são perigosas para a vida humana e animal. De acordo com cientistas, as substâncias oleandrina e neriantina presentes na planta, podem chegar a matar um homem de 80 kg, se ingerido apenas uma folha. O manuseio da planta sem luvas também pode ser danoso para pele. 

Plantas perigosas: Espirradeira - Foto: Reprodução

Plantas perigosas: Espirradeira – Foto: Reprodução

# 5 – Comigo-Ninguém-Pode 

O próprio nome já diz que essa é uma das plantas que deve ser evitada dentro de casa! Embora seja uma planta que seja muito boa de cultivar com pouca luz e baixa umidade, algumas são bastante nocivas. As substâncias de oxalato de cálcio presente nas folhas causam sangramentos e se ingeridas, causam asfixia, podendo até mesmo levar à morte. Animais domésticos e crianças também devem ser mantidas longe dessa planta. 

Plantas perigosas: Comigo-ninguém-pode - Foto: Reprodução

Plantas perigosas: Comigo-ninguém-pode – Foto: Reprodução

E aí, gostou de saber disso? Conta pra gente.