Quem nunca experimentou a ansiedade, a agitação prévia a um encontro empolgante ou a uma festa cheia de expectativas? E que tal a emoção avassaladora de vivenciar a performance ao vivo do seu artista favorito? Essas experiências mexem conosco de maneiras profundas. Com isso, conhecemos a história de Brenda Freitas, uma carioca cuja trajetória começou a ser moldada aos 11 anos. Na contagem regressiva para o dia 8 de novembro de 2006, ela antecipava com fervor a chegada de uma ocasião especial: a apresentação da banda RBD na turnê “Live in Rio”, que aconteceria no icônico Maracanã.

Brenda conheceu pessoalmente os integrantes da banda RBD. — Foto: Reprodução/ Fantástico

Os ídolos, antes acessíveis apenas através da tela da TV, estavam ali, a poucos metros de distância, entoando os sucessos que embalaram a noite. Mesmo a dor de cabeça persistente ao final do espetáculo não conseguiu apagar o sorriso no rosto da jovem que acabara de realizar um sonho. Contudo, a trama estava apenas começando. No dia seguinte, surpreendentemente, Brenda despertou sem visão, envolta apenas pela escuridão. Múltiplas visitas ao hospital foram necessárias até que um diagnóstico preciso lançasse luz sobre o ocorrido: herpes ocular desencadeado por gatilhos emocionais.

“Durante o show, eu estava vivendo o meu mundo com eles. Gritando, chorando e cantando”, disse Brenda, que tinha 11 anos na época, em entrevista ao programa da TV Globo. Brenda foi para casa sentindo fortes dores de cabeça. “Quando acordei, fui direto para a cozinha e perguntei quem estava lá. A minha mãe respondeu, e eu disse: ‘nossa, mãe. Você não ligou a luz? Está no escuro?’. Foi quando eu disse que estava vendo tudo preto”.




Atleta recebeu diagnóstico e passou 27 dias internada. “Ela teve uma inflamação na retina causada pelo vírus herpes. É uma raridade que, quando não tratada, gera a perda da visão”, disse o especialista Mario Motta em entrevista ao Fantástico. Brenda passou por cinco cirurgias para tentar recuperar a visão, mas não conseguiu. “As músicas e o que eles transmitiam era para nunca desistir dos sonhos. Isso me fez superar muitas coisas”, afirmou Brenda sobre a paixão pelo RBD.

A jovem conheceu os integrantes da banda antes de show realizado ontem no Rio de Janeiro. O Fantástico mostrou o encontro em que os músicos ouviram a história da brasileira.

O que é essa doença e como ela se manifesta?

Neste episódio, Renata Capucci recebeu Brenda Freitas, atleta da Seleção Brasileira de judô paralímpico, que perdeu a visão após o show da banda RBD, e a Dra. Bianca Susanna, diretora da Sociedade Brasileira de Oftalmologia. Elas detalham como a emoção de ver seus ídolos no palco serviu como gatilho para a cegueira que se manifestou no dia seguinte.

“A herpes é um vírus altamente prevalente na população. Acima dos 50 anos, mais de 80% das pessoas já tiveram contato e desenvolveram imunidade contra o vírus”, explica Bianca Susanna.

Após a primeira experiência no show da banda mexicana, Brenda comentou a diferença de emoções ao reviver esse momento, agora em 2023. “No show, eles perguntaram: ‘Quem está vindo pela primeira vez no show do RBD?’. E eu levantei a mão. Minha irmã falou: ‘Para de palhaçada, você já foi’. Eu disse: ‘Não, hoje eu estou de uma forma diferente. Hoje eu estou sentindo eles, não estou vendo'”, disse Brenda.

Veja a seguir: Mãe de Larissa Manoela entra na Justiça e pede arquivamento no caso de intolerância religiosa: “Não existem provas suficientes”

Você é fã da banda RBD?

Categorias:

Notícia,