A renomada atriz Jandira Mantini, reconhecida por sua marcante interpretação como Zoraide na novela “O Clone” (2002), escrita por Glória Perez, faleceu nesta segunda-feira (29). Ela enfrentava uma batalha contra um câncer de pulmão. A triste notícia do falecimento da artista foi compartilhada por amigos nas redes sociais, incluindo o ator Marcos Caruso, atualmente presente na trama “Elas Por Elas”, na manhã desta terça-feira (30).

“Jandira Martini, minha maior amiga e prova de que os opostos se atraem e se completam. Juntos escrevemos peças, roteiros de cinema, séries e novelas. Minha grande confidente, conselheira e responsável pelas minhas maiores gargalhadas. Minha mestra. Sabe quando você passa pela escola na qual você estudou e vê que o prédio foi demolido? Assim me sinto com a sua partida”, lamentou o artista.




Carreira

A atriz Jandira Martini deixou um notável legado na teledramaturgia brasileira, iniciando sua carreira em 1966 e alcançando reconhecimento nacional em 1987 ao interpretar Teodora Abdala na novela “Sassaricando”, da TV Globo. Desde então, dedicou-se a uma série de projetos televisivos.

Nos anos 2000, Jandira protagonizou alguns de seus papéis mais memoráveis. Em 2002, brilhou como Eugênia, uma fervorosa beata, em “Os Maias”. No mesmo ano, cativou o público como Zoraide, conselheira da protagonista Jade (Giovanna Antonelli) em “O Clone”, onde lia a sorte nas borras de café e era casada com Ali (Stênio Garcia).

Sua colaboração com Glória Perez estendeu-se para outras produções, incluindo “América” (2005), “Amazônia, de Galvez a Chico Mendes” (2007), “Caminho das Índias” (2009) e “Salve Jorge” (2012). Nascida em Santos, São Paulo, Jandira Martini encerrou sua carreira na televisão com uma participação na série “Viver do Riso”, em 2018.

Veja a seguir: Filho de Chico Anysio, Nizo Neto pede ajudar para arrumar emprego: “Não vou desistir”

Qual trabalho de Jandira você mais gostou?