Na madrugada desta terça-feira (26), a ponte Francis Scott Key, localizada em Baltimore, EUA, desabou após ser atingida por um grande navio. A Autoridade de Transporte de Maryland (MTA) relatou que todo o tráfego está sendo desviado. O prefeito de Baltimore, Brandon Scott, comunicou através das redes sociais que estava a caminho do “incidente” na ponte e que os serviços de emergência já estão no local, com esforços em andamento.
Segundo um porta-voz do Corpo de Bombeiros da cidade de Baltimore, equipes de resgate estão em busca de pelo menos 20 pessoas no rio Patapsco, após vários veículos caírem na água. O diretor de comunicações do Corpo de Bombeiros, Kevin Cartwright, informou à CNN que estão trabalhando em conjunto com a Guarda Costeira dos EUA, e uma equipe de mergulhadores está realizando operações de busca e resgate, enfrentando temperaturas em torno de -1ºC nas proximidades do porto.
Imagens do incidente mostram o navio se chocando diretamente contra uma das colunas de sustentação da ponte, causando o desabamento de uma grande parte da estrutura na água em poucos segundos. O impacto resultou no colapso de partes adjacentes da ponte. O acidente gerou grandes nuvens de fumaça e chamas, com parte da ponte desabando diante do navio. A fumaça escura continuou a subir por vários minutos.
A ponte, com 2,5 quilômetros de extensão e 4 pistas, cruza o rio Patapsco e é uma importante rota de travessia externa do porto de Baltimore e uma conexão vital para a Interstate-695, também conhecida como Baltimore Beltway.
Dados de rastreamento de navios do LSEG mostram que o navio envolvido no acidente é o Dali, um porta-contêineres com bandeira de Cingapura. O proprietário registrado é a Grace Ocean Pte Ltd, e a gerência é da Synergy Marine Group. A Synergy afirmou que emitirá uma declaração sobre o incidente, enquanto a Reuters não conseguiu contato imediato com a Grace Ocean para comentar.
#1
#2
Ponte Fancis Scott Key
Inaugurada em 1977, a ponte tem quase 3 quilômetros de extensão. A estrutura também conta com uma ponte elevadiça e fica próxima ao porto de Baltimore. A ponte leva o nome do autor do poema que deu origem ao hino dos Estados Unidos. Segundo estudiosos, Francis Scott Key escreveu os versos após presenciar o bombardeio do Forte McHenry, em 1814, na região de Baltimore
Nenhum membro da tripulação ficou ferido, segundo o comunicado da empresa Grace Ocean, que é proprietária da embarcação, citado pelo NYT. A causa da colisão ainda não foi determinada e os proprietários do navio estão a cooperar com as autoridades norte-americanas.
Na altura, estavam vários veículos na ponte, incluindo um do tamanho de um trator-reboque. “O nosso objetivo neste momento é tentar resgatar e recuperar estas pessoas”, disse Cartwright, acrescentando ser muito cedo para saber quantas pessoas foram afetadas. O acidente foi classificado como um “evento de vítimas em massa em desenvolvimento”.
Veja a seguir: [VÍDEO] Nadador é cercado por golfinhos no oceano e se choca ao descobrir o motivo; entenda
Já viu algum acidente parecido com este?