Você se lembra do icônico Ronald McDonald? Criado em 1963, o palhaço costumava ser o mascote oficial da rede de restaurantes McDonald’s. Hoje, ele ainda dá nome ao Instituto Ronald McDonald e costuma ser mencionado indiretamente em propagandas provocativas de concorrentes, como o Burger King. Com certeza esse palhaço com rosto branco, macacão amarelo e peruca vermelha já te chamou a atenção em algum momento.
Ele convivia com personagens também memoráveis como o Prefeito Big Mac, o Hamburglar, o Grimace, a Birdie the Early Bird e The Fry Kids. Todos viviam nesse lugar fantástico chamado McDonaldland. Foi realmente um golpe de gênio do marketing combinar esses brinquedos com as refeições infantis.
Ou você amava ou odiava o Ronald. No entanto, hoje em dia, é raro ver seu grande sorriso vermelho no McDonald’s. Você provavelmente o viu pela última vez em 2016, pouco antes do McDonald’s começar a tirá-lo do foco nas suas franquias. E não, não foi nada que o Ronald fez ou deixou de fazer. Mas, afinal, o que aconteceu?
Palhaços assassinos
Em agosto de 2016, a bizarra moda dos ‘palhaços assassinos’ ganhou força. Inicialmente, eram apenas pessoas se vestindo como palhaços sinistros e postando fotos assustadoras online.
No entanto, a situação escalou. Esses palhaços começaram a aparecer perto de escolas, perturbando comunidades nos EUA, Canadá, Austrália e no Reino Unido. Inicialmente, isso era uma espécie truque promocional para um filme de terror, porém, a campanha saiu completamente do controle.
As coisas ficaram realmente sombrias quando uma família na Flórida foi emboscada por 20 pessoas usando máscaras de palhaço. No Reino Unido, o jornal The Sun relatou um encontro ameaçador onde um indivíduo com máscara de palhaço perseguiu um menino com uma faca.
Na época, as linhas policiais ficaram congestionadas com relatos desses palhaços sinistros assustando as pessoas. Quase da noite para o dia, palhaços passaram de amados a odiados devido ao pânico causado. Tamanha foi a onda dessa bizarrice, que chegou até mesmo no Brasil.
Fim de Ronald McDonald
Na época, em resposta ao alvoroço, o McDonald’s emitiu uma declaração: “O McDonald’s e os franqueados nos mercados locais estão cientes do clima atual em relação às aparições de palhaços nas comunidades e, como tal, estão sendo cuidadosos em relação à participação do Ronald McDonald em eventos comunitários por enquanto”.
No site do McDonald’s do Reino Unido, outro aviso informava que, por mais que Ronald McDonald tivesse desaparecido dos anúncios no país, ele ainda estava ativamente promovendo novos eventos e aparecendo em restaurantes para garantir que todos aproveitassem suas refeições. Essa mudança marcou um ponto de mudança significativa na maneira como as marcas gerenciam seus mascotes quando o sentimento público muda de repente.