Nessa segunda-feira (28), o mundo conheceu o ganhador do troféu Bola de Ouro, dado pela revista France Football. O prêmio é uma honraria concedida ao jogador escolhido como o melhor da temporada. E teve como vencedor o volante espanhol Rodri, do Manchester City.
A peça que foi entregue ao atleta foi produzida em Paris, pela Maison Mellerio. A renomada joalheria é responsável pela confecção da Bola de Ouro desde a primeiro edição, realizada em 1956. Ela pesa cerca de 7kg, tem 31 centímetros de altura e 23 centímetros de diâmetro.
Como é feita a Bola de Ouro?
Apesar do nome, o troféu não é feito de ouro maciço. A bola é composta por duas meias esferas de latão, que são soldadas. O ourives cria uma abertura na parte inferior para que ela possa ser encaixada na base. Essa base é um bloco de pirita, um mineral conhecido como “ouro de tolo” e que, apesar da aparência, possui baixo valor de mercado.
No passo seguinte, a bola passa para o cinzelador que a preenche com material semelhante ao cimento, para ajudar no processo de entalhe da representação dos 32 “gomos”. Essa etapa precisa de muita precisão, e costuma levar cerca de 15 horas para ser concluída.
Então, a peça é polida e são gravados nela o nome do ganhador, o logotipo da revista France Football e o ano da edição. Depois, a esfera é banhada com uma fina camada de ouro 18 quilates. Assim, chega à etapa final, que é o encaixe da bola em sua base. No total, o processo de fabricação do troféu leva quase 100 horas, e o trabalho costuma ser iniciado seis meses antes da data da premiação.
last details… 🪡✨ #ballondor pic.twitter.com/leOIStvuMM
— Ballon d’Or (@ballondor) October 22, 2024
Quanto vale a Bola de Ouro?
Segundo o jornal The Sun, a peça vale cerca de 2.400 libras, ou seja, aproximadamente R$ 17,8 mil. No entanto, se levados em conta o prestígio e o significado, seu valor de mercado é estimado em 500 mil euros (cerca de R$ 3 milhões)
Rodri ganhou a Bola de Ouro e Vini Jr. não apareceu
A cerimônia da Bola de Ouro de 2024, da revista France Football, em parceria com a UEFA e o jornal L’Équipe, coroou o volante Rodri, do Manchester City, como o melhor jogador do mundo. Antes favorito à premiação, Vinícius Junior ficou com a segunda posição.
O campeão da Euro pela Espanha, de 28 anos, foi o vencedor na primeira edição com parceria da UEFA e a revista France Football. Vini era cotado como grande favorito por ter sido o protagonista na conquista da Champions League 2023/24 com o Real Madrid. Além de também ter faturado o Campeonato Espanhol e a Supercopa da Espanha.
Confira a seguir: Escândalo mundial: Por que Vini Jr. perdeu a Bola de Ouro?
O que você achou do vencedor da Bola de Ouro dessa temporada?