As viagens de avião guardam alguns segredos que estão além da nossa imaginação. Quando olhamos para o céu e vemos aviões cruzando o horizonte, é fácil esquecer que essas majestosas máquinas voadoras são uma maravilha de engenharia, repletas de tecnologia avançada. Inclusive, algumas pessoas se perguntam sobre a presença de itens comuns em carros, como buzina, marcha e farol, em aeronaves. Será que tem?

Dentre diversas curiosidades sobre aviões, você sabia que, por exemplo, alguns aviões têm sarcófagos secretos para os tripulantes descansarem? Ou que o comandante e o co-piloto nunca podem comer a mesma refeição durante o voo?

Além disso tudo, muitas coisas que têm, ou acontecem durante o voo, é de conhecimento apenas dos funcionários. Sendo assim, nós viajantes nunca ficamos sabendo! No entanto, nessa lista, separamos 23 fatos curiosos sobre aviões que são raramente relatados, confira:

1 – Afinal, avião tem buzina?

Em aeronaves, as buzinas tradicionais não são muito comuns. E a razão para isso, é que, no céu, a comunicação entre os aviões é feita por meio de um rádio. Aviões têm sistemas de rádio sofisticados que permitem que os pilotos falem com controladores de tráfego aéreo, bem como com outros aviões próximos. Além disso, eles têm luzes de navegação, que são usadas para comunicar algumas informações básicas, como a intenção de virar para à esquerda ou à direita.

Porém, em alguns aviões há um sistema de sinalização sonora que é usada em terra. Segundo o Canaltech, essa buzina é acionada pelo botão com a sigla GND, quando o piloto deseja fazer alertas à equipe de solo. O som é extremamente alto, sendo capaz de atrair toda a atenção à aeronave, até mesmo em locais bem barulhentos.

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2 – Aviões podem ser atingidos por raios

Por mais que essa ideia seja bem assustadora, é quase normal um avião ser atingido por raios! Apesar disso, não é preciso entrar em pânico. Segundo o Simple Flying, nessas horas, a fuselagem da aeronave age como uma gaiola de Faraday, mantendo o interior seguro. Além disso, os jatos mais novos contam com recursos para evitar possíveis acidentes com relâmpagos.

3 – Podem pousar sem motores operacionais

Devido à sua incrível estrutura, os aviões são capazes de pousar sem os motores operacionais. Ou seja, em um caso de emergência, a aeronave funciona apenas como um planador, para pousar em segurança. Além disso, segundo o Simple Flying, durante uma viagem, o avião consegue operar com apenas um motor! Incrível, né?

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Aviões podem funcionar com apenas um motor - Foto: Reprodução

Aviões podem funcionar com apenas um motor – Foto: Reprodução

4 – As máscaras possuem oxigênio para até 15 minutos

As máscaras de oxigênio são essenciais em casos de despressurização. Sendo o Volta ao Mundo, elas possuem oxigênio de 12 até 15 minutos para os passageiros. Isso seria tempo o suficiente para o piloto alcançar uma altitude segura.

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Máscaras de oxigênio - Foto: Reprodução

Máscaras de oxigênio – Foto: Reprodução

5 – Gambiarra? Aviões podem ser consertados com fita adesiva

Possivelmente você já se deparou com um avião que contava com fitas adesivas metálicas em sua fuselagem. Apesar disso parecer uma gambiarra, se trata de um material conhecido como speed tape (fita rápida), usada por mecânicos, para fazer alguns ajustes rápidos. Essa técnica é muito utilizada por não precisar tirar uma aeronave inteira de operação, por causa de um pequeno problema.

Avião com speed tapes - Foto: Air

Avião com speed tapes – Foto: Air

6 – Concorde não é o avião mais rápido do mundo

O avião Concorde é um dos mais memoráveis do mundo! Isso porque, o jato supersônico fez uma viagem entre Londres e Nova Iorque em apenas 2 horas e 56 minutos, em 1983. O tempo médio de voo de Nova Iorque  para Londres, é de 7 horas e 9 minutos. Apesar disso, esta não é mais a aeronave mais rápida do mundo. Atualmente, o título é destinado ao Lockheed SR-71 Blackbird.

Concorde entre outros aviões no museu Smithsonian, nos EUA — Foto: Carlos Coutinho / EPTV

Concorde entre outros aviões no museu Smithsonian, nos EUA — Foto: Carlos Coutinho / EPTV

7 – Comandante e co-piloto têm refeições direfentes

Já imaginou que comandante e o co-piloto do avião não consomem refeições iguais durante os voos? Essa medida, é adotada na aviação comercial para evitar que os pilotos sofram intoxicações alimentares simultâneas. Doido, né?

Comandante e co-piloto não comem a mesma comida durante o voo - Foto: Divulgação

Comandante e co-piloto não comem a mesma comida durante o voo – Foto: Divulgação

Se um deles ingerir algo contaminado, o outro, que comeu um prato diferente e passa bem, pode continuar no comando da aeronave e conduzir um pouso alternado para o atendimento médico do colega debilitado.

8 – Fazem ultrapassagens somente pela direita

No Brasil, um motorista de um veículo terrestre só pode realizar ultrapassagens pela faixa da esquerda. No entanto, diferente do trânsito em terra firme, pilotos só podem realizar ultrapassagens pela faixa direita.

A aeronave mais rápida é a que deve desviar do avião mais lento que está à frente. Este, por sua vez, deve manter a mesma trajetória, velocidade e altitude no momento em que é ultrapassado. O avião que conduz a ultrapassagem deve seguir por uma linha que forme um ângulo de 70° em relação à trajetória do que será ultrapassado.

Quando duas aeronaves se aproximarem de frente, ou quase de frente, e haja perigo de colisão, ambas devem alterar seus rumos para a direita. Ultrapassagens por cima ou por baixo devem ser evitadas devido aos efeitos da esteira de turbulência gerada pelas aeronaves em voo. No entanto, se a distância entre os aparelhos for segura, o procedimento pode sim ser realizado.

9 – Radar de avião comercial não detecta outras aeronaves

O radar de um avião comercial não é capaz de detectar outras aeronaves voando ao seu redor. O equipamento utilizado nessas aeronaves é calibrado para encontrar a presença de água pelo caminho da aeronave. Ou melhor, o sistema mostra onde estão as posições e as intensidades de precipitações pluviométricas, que podem surgir no formato de nuvens carregadas, chuva, granizo ou neve.

O nome correto desse sistema é “radar meteorológico”, pois ele mostra as condições meteorológicas pela trajetória do avião. Com essas informações, os pilotos conseguem se antecipar e desviar de zonas onde o voo pode ser turbulento. Por outro lado, aviões militares possuem radares que podem mostrar a posição de outros objetos em voo, entre algumas outras funções.

Então, como os aviões se enxergam enquanto voam? Para isso eles contam com o transponder, que é um equipamento que recebe e responde sinais de rádio emitidos por outras aeronaves em voo, informando sua posição e altitude no espaço aéreo.

Os dados recebidos e compartilhados pelo transponder também são processados pelo Sistema Anticolisão de Tráfego TCAS. Quando acionado, esse dispositivo, que é conjugado ao piloto automático, recalcula a rota da aeronave e manobra automaticamente para evitar um choque em voo ou uma convergência perigosa com outra aeronave.

10 – Aviões possuem quartos secretos para pilotos

Calma, calma, eles não dormem enquanto estão responsáveis pelo comando da aeronave! Em voos de longa duração, os pilotos e comissários de bordo trabalham em regime de revezamento. Enquanto uma parte cumpre suas tarefas, os outros esperam em seus quartos com camas, claro estes cômodos são escondidos dos tripulantes.

Os funcionários apelidaram esse espaço de descanso de “sarcófago”, que existe somente em aeronaves de grande porte. Dependendo do avião, esses quartos ficam localizados abaixo do piso da cabine ou sobre o teto, nas partes dianteira e traseira do avião. Os cômodos na parte frontal normalmente são usados pelos pilotos e os de trás, pelos comissários de bordo.

Para evitar a entrada indesejada de passageiros, a porta que dá acesso ao sarcófago é mantida sempre fechada. Em aviões mais modernos, essas portas possuem trancas com fechaduras elétricas acionadas por senhas numéricas. Para garantir a segurança do voo, os quartos dos tripulantes contam com máscaras de oxigênio, cintos de segurança e extintor de incêndio.

 11 – As janelas são arredondadas por motivos de segurança

Um avião com cabine pressurizada, em hipótese alguma pode ter janelas quadradas! Essa lição foi aprendida pelos engenheiros aeronáuticos da pior forma  possível… Depois de cinco desastres aéreos no início da década de 1950 com o De Havilland Comet, o primeiro avião comercial com motores a jato.

Aviões só podem ter janelas arredondadas - Foto: (Daniil Yakubenko / EyeEm/Getty Images)

Aviões só podem ter janelas arredondadas – Foto: (Daniil Yakubenko / EyeEm/Getty Images)

A investigação dos acidentes revelou que as janelas quadradas com quinas agudas causavam rachaduras na fuselagem do Comet, devido aos efeitos da pressurização e despressurização da cabine de passageiros entre um voo e outro. Em casos extremos, esse problema resultava em descompressão explosiva em voo, quando o avião se desintegra no ar. Com os ensinamentos deixados pelo Comet, foram adotadas as janelas arredondas, formato que suporta a alta pressão da cabine do avião durante um voo em grande altitude.

12 – O pneu de um avião comercial dura menos de um mês

Enquanto um jogo de pneus de automóvel pode durar anos, o conjunto usado num avião comercial é trocado de mês em mês ou até menos tempo. O preço de um pneu que equipa os jatos comerciais varia entre US$ 1.500 (R$ 6.200) e US$ 2.500 (R$ 10,3 mil).  O maior avião de passageiros do mundo, o Airbus A380, por exemplo, tem 22 pneus para sustentar até 575 toneladas no solo. Só de pneus, são US$ 55 mil (R$ 226,7 mil).

Pneu de avião também pode ser com ou sem câmara, e é composto por várias camadas (Imagem: Chalabala/Envato/CC)

Pneu de avião também pode ser com ou sem câmara, e é composto por várias camadas (Imagem: Chalabala/Envato/CC)

A companhia Gol Linhas Aéreas, por exemplo, troca os pneus do trem de pouso principal dos Boeing 737 MAX em média a cada 25 dias (período em que são realizados cerca de 200 pousos) e os pneus do trem de pouso do nariz são substituídos a cada 20 dias (depois de 120 pousos). Esse desgaste deve-se ao peso elevado dos aviões (um 737 MAX 8 da Gol pesa 82 toneladas) e variações térmicas severas, sobretudo no momento em que o avião toca a pista para pousar.

Outra parte curiosa sobre os pneus dos aviões é a forma como eles são inflados. Em vez de ar comprimido, utiliza-se nitrogênio. O gás é o preferido da aviação, pois ele é inerte e tem baixa taxa de expansão. A composição do ar atmosférico, por outro lado, possui oxigênio, substância que pode alimentar chamas, e umidade. Cuja taxa de expansão pode aumentar rapidamente com o calor, causando explosão do pneu por excesso de pressão.

13 – Aviões comerciais raramente voam com o tanque cheio

São raras as aeronaves comerciais que voam com os tanques na capacidade máxima. A quantidade de combustível que o avião carrega deve ser o suficiente para ele executar todo o trecho programado, que pode ser uma viagem com distância inferior ao alcance máximo do aparelho. Também é incluída uma reserva de 10% em relação ao conteúdo nos tanques, uma quantia extra para a aeronave voar até um aeroporto alternativo e outra porção para mais 30 minutos de voo.

O cálculo de abastecimento de um avião comercial leva em consideração a distância da rota, o peso que ele transporta (bagagens e passageiros) e condições climáticas previstas para o trecho. O excesso de combustível restringe o desempenho de uma aeronave, que fica mais pesada. Com o peso extra, o avião precisa de um comprimento maior de pista para decolar ou então limitar a quantidade de passageiros e carga a bordo.

Em uma rota de São Paulo para a Europa, como Paris, por exemplo, um avião consome cerca de 90 toneladas de combustível. O abastecimento da máquina dura de 30 a 40 minutos.

14 – Algemas à bordo

Claro que manter a ordem na cabine de passageiros do avião é essencial para a segurança e o conforto do voo. Se algum passageiro cometer uma indisciplina, como agressões físicas e verbais, ele pode ser obrigado a terminar a viagem amarrado no assento e algemado, após ser contido pelos comissários.

Toda aeronave comercial conta com algemas a bordo para conter passageiros que apresentem algum risco ao voo. A algema usada pelos tripulantes é um modelo descartável feito de plástico, e a “ordem de prisão” é sempre emitida pelo comandante, que claro, é autoridade máxima do avião.

Algemas em voos - Foto: Reprodução

Algemas em voos – Foto: Reprodução

15 – Dá para destravar a porta dos banheiros pelo lado de fora

Por trás do aviso de proibido fumar nas portas dos banheiros dos aviões existe uma trava que permite abrir as portas pelo lado de fora. Mas isso não é para você fazer nenhuma gracinha enquanto há outro passageiro lá dentro, trata-se de um dispositivo de segurança para socorrer algum passageiro que, eventualmente, tenha passado mal no interior do banheiro.

16 – Comissários(as) e pilotos podem pedir pra viajar com seu cônjuge

Sabendo que a rotina de trabalho de pilotos e comissários os afasta bastante da vida familiar, algumas empresas aéreas permitem que pilotos e comissários(as) que comunicaram à companhia que formam um casal, façam voos juntos. Esse tipo de benefício é chamado de “escala casada”, e sempre que possível, os pombinhos poderão atuar nos mesmos voos.

17 – Empregados voam de graça

Sabia que empregados de companhias aéreas voam de graça ou quase de graça na sua própria companhia e em outras que sua companhia aérea tenha parceria? Em sua própria companhia, geralmente comissários e pilotos voam de graça, e funcionários de terra pagam uma pequena taxa. No entanto, existe uma lista imensa de companhias aéreas parceiras que permitem que funcionários de outras empresas voem pagando um valor simbólico.

18 – O braço da poltrona do corredor levanta

Você deve pensar que só os braços da poltrona do meio levantam, mas saiba que a poltrona do corredor também tem o braço móvel. Basta você achar uma pequena trava, abaixo do braço e levantar para se movimentar com mais conforto!

Curiosidades sobre aviões - Foto: Reprodução

Curiosidades sobre aviões – Foto: Reprodução

19 – Desligue o aparelho!

Com certeza, se você já andou de avião, ficou se perguntando o motivo de desligar o celular durante o voo. O uso de celular para ligação durante o voo pode dar interferência no recebimento de sinal de recepção de dados da torre para o jato. Há até a remota possibilidade de apagar parcial ou completamente os computadores da cabine de comando. Porém, existem companhias que permitem a utilização do aparelho em modo avião.

20 Avião tem marcha?

Diferentemente dos carros, que têm marchas para controlar a velocidade e a direção,Curiosidades sobre aviões – Foto: Reprodução. Em vez disso, eles usam manetes de potência e alavancas de controle.

Manete de potência de avião - Foto: Reprodução

Manete de potência de avião – Foto: Reprodução

As manetes de potência controlam a potência do motor e, ao moverem-nas para a frente, o avião ganha velocidade. Enquanto isso, movê-las para trás reduz a velocidade. Essas manetes são essenciais para controlar o impulso e a velocidade da aeronave.

As alavancas de controle, por outro lado, são usadas para controlar a altitude da aeronave, ou seja, o ângulo em que ela está voando. Ao mover as alavancas para a esquerda ou para a direita, os pilotos podem fazer o avião inclinar ou fazer curvas. Então, embora não haja uma marcha como em um carro, os aviões têm controles sofisticados para ajustar a potência e a direção de voo.

21 – Aviões podem dar ré?

A marcha ré é um recurso que permite que os carros recuem, porém, nos aviões, a física do voo não permite esse tipo de movimento. No entanto, as aeronaves têm um mecanismo chamado reversor de empuxo.

Os reversores de empuxo são dispositivos instalados nos motores das aeronaves a jato que direcionam o fluxo de ar para a frente, em vez de para trás. Isso ajuda a desacelerar o avião após o pouso, tornando a frenagem mais eficaz.

Quando um avião pousa, os pilotos ajustam os motores para a posição de reverso, e o ar é direcionado para frente, proporcionando um poderoso freio. Isso permite que o avião diminua a velocidade de forma controlada e segura, mas não é usado para retroceder a aeronave.

22 – Eles possuem faróis?

Diferentemente de veículos terrestres e marítimos, que possuem faróis simples para iluminar o caminho à noite, os aviões têm sistemas de iluminação mais complexos. As aeronaves têm vários tipos de luzes, cada uma com uma finalidade específica.

Sistema de iluminação do avião - Foto: Reprodução

Sistema de iluminação do avião – Foto: Reprodução

Os faróis de aterrissagem são usados durante a fase de pouso para iluminar a pista e facilitar a visão dos pilotos. Também existem luzes de taxiamento, que ajudam a guiar a aeronave na pista antes e depois da decolagem. Além disso, as luzes de navegação são usadas para indicar a posição da aeronave, como as luzes vermelhas no lado esquerdo e as luzes verdes no lado direito.

As luzes estroboscópicas, frequentemente vistas nas extremidades das asas, ajudam a tornar a aeronave mais visível para outros aviões, especialmente durante o voo noturno ou em condições de visibilidade reduzida. Então, sim, os aviões têm faróis! Mas são parte de um sistema de iluminação muito mais complexo do que os faróis de um carro.

23 – E retrovisores?

Uma das coisas que você notará imediatamente quando entra em um avião é a falta de retrovisores. Pode parecer óbvio, mas isso ocorre porque, nos carros e motos, os retrovisores são essenciais para monitorar o tráfego ao redor, enquanto nos aviões, a situação é um pouco diferente.

Em vez de retrovisores, as aeronaves modernas estão equipadas com sistemas avançados de câmeras e radar. As câmeras, geralmente montadas na parte externa da aeronave, fornecem aos pilotos imagens ao vivo do ambiente ao redor da aeronave. Essas imagens são exibidas em telas dentro da cabine, permitindo que os pilotos tenham uma visão clara de tudo o que está acontecendo do lado de fora.

Além das câmeras, os aviões também têm sistemas de radar que detectam a presença de outras aeronaves, ajudando a evitar colisões. Esses sistemas são altamente avançados e oferecem uma visão tridimensional do espaço aéreo ao redor do avião. Resumindo, os aviões não têm retrovisores, mas contam com sistemas de câmeras e radar altamente sofisticados para garantir a segurança durante o voo.

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Você gostou de descobrir essas curiosidades sobre aviões? Faltou alguma?