Existem vários mitos em torno do ato de engolir chiclete acidentalmente. Um dos mais comuns, frequentemente difundido na infância, é a ideia de que o chiclete permanece no corpo por mais de sete anos ou que pode “grudar” nos intestinos, o que não é verdade. Embora o chiclete não seja projetado para ser engolido como as balas, geralmente é eliminado nas fezes, praticamente intacto, dois ou três dias depois.

O tema voltou à discussão na internet no ano passado, após um menino de cinco anos ser levado a um pronto-socorro em Ohio, nos Estados Unidos, por ter engolido 40 chicletes. O conglomerado de goma de mascar preenchia cerca de 25% do estômago da criança e foi removido com a ajuda de um esofagoscópio. Esse incidente levantou a questão: engolir chiclete faz mal?

Tomografia computadorizada mostra enorme goma de mascar que ficou alojada dentro de criança (Imagem: Reprodução/ Twitter)

A resposta tem duas facetas: sim, pode ser prejudicial dependendo da quantidade, e não, não irá “colar as tripas”. Em uma entrevista ao portal R7, a gastroenterologista Karen Thalyne Pereira e Silva Domingos esclareceu dúvidas. “Em geral, engolir chiclete de forma acidental ou em pequena quantidade não causa danos ao corpo, pelo menos na maioria dos casos”, afirma a especialista.

De acordo com a profissional, quando ingerido moderadamente, a chance de algo mais sério acontecer é baixa porque o chiclete é composto por dois elementos. O primeiro é feito com açúcar, corantes, aromatizantes e conservantes, que conferem o sabor doce. O segundo é a goma-base, feita, por exemplo, com derivados do petróleo – é a massa sintética que a pessoa mastiga. “A primeira parte pode ser digerida, mas a segunda não”, explica.

Veja também: cupom de desconto exclusivo do site na Shopee aqui

“Assim, a maior parte do produto entra no organismo e sai intacta, sem ser digerida. Quando uma pequena quantidade de chiclete chega aos intestinos, não é capaz de prejudicar ou bloquear a região e é eliminada. No entanto, se essa massa tiver mais de 2 cm de diâmetro, “dificilmente será expelida do estômago e pode, de fato, ‘entupir’ o órgão”, relata a especialista.

Imagem: Reprodução/ Lydiaramsey

Os chicletes não aderem às paredes do trato digestivo, como sugere o mito, pois se transformam em “massas duras como pedras”. No entanto, requerem remoção cirúrgica em caso de obstrução do órgão. Para determinar se a goma de mascar se acumulou de forma prejudicial, Karen observa que a pessoa pode se sentir saciada mesmo após uma refeição normal e pode apresentar náuseas, vômitos e dor.

“Em algumas situações, pode alterar o revestimento do trato gastrointestinal e causar sangramento digestivo, obstruir total ou parcialmente o estômago, o intestino delgado ou, raramente, o intestino grosso, resultando em cólicas abdominais, distensão, náuseas e vômitos”, afirma a médica.

Veja as ofertas do dia na Shopee aqui

Veja a seguir: Saiba o que é o ‘fio branco’ que aparece no ovo cru

Já engoliu chiclete?

Localizamos um item do seu carrinho em promoção na Shopee, veja aqui

Categorized in:

Curiosidade,