A morte de Henrique Chagas, de 27 anos, na última semana, após um procedimento estético com peeling de fenol na clínica de estética da influenciadora Natalia Becker, na Zona Sul de São Paulo, chocou o país. A repercussão do caso levou a comunidade dermatológica a destacar, em comunicado, que essa técnica só deve ser realizada por profissionais de saúde devido aos riscos cardíacos envolvidos. Segundo a Associação Nacional dos Esteticistas e Cosmetólogos (Anesco), a proprietária da clínica, Natalia Becker, não possuía formação como esteticista.
A Tonha falando que não quer dar mais entrevista, saiu, a adv pediu pra não mostrar ela fazendo isso e o Fantástico: vou mostrar sim
E mostrou (baseado em diretrizes do jornalismo) pic.twitter.com/NSoGxMRnv9
— Babi (@babi) June 10, 2024
Seu conhecimento limitado provinha de cursos de micropigmentação, um procedimento para delinear e corrigir falhas em sobrancelhas e lábios. Em entrevista, Natalia Becker admitiu não ter solicitado nenhum exame prévio ao empresário, que faleceu no dia 3 de junho, poucos minutos após o procedimento.
“A gente não pede exame, não sou médica para pedir exame”, afirmou. Ela também revelou que sua clínica não possui equipamentos de monitoramento cardíaco: “A gente tem aparelho de pressão e o oxímetro que fala, né? Não tem aparelho cardiológico porque não é uma clínica médica”.
nao sou médica pra pedir exame mas tem coragem de fazer peeling de fenol 🤡 https://t.co/Tc7dliibsT
— eve (@evyssd) June 10, 2024
O que é o peeling de fenol?
Na técnica, o fenol penetra na camada mais superficial da pele (epiderme), causando a necrose daquela “antiga pele” e induz uma reação inflamatória nas camadas mais internas da pele, como a derme. Ele estimula a produção de colágeno e consequentemente “nasce” uma pele mais rejuvenescida.
Quais os riscos desse procedimento?
A dermatologista Elisete Crocco, coordenadora do Departamento de Cosmiatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia, destacou os riscos do procedimento em entrevista à CNN Brasil. Ela enfatizou a necessidade de monitoramento cardíaco durante o peeling de fenol, pois o contato do fenol com a pele pode causar alterações no eletrocardiograma e provocar arritmias cardíacas. No caso de Henrique Chagas, esse monitoramento não foi realizado.
Elisete Crocco reforçou que o peeling de fenol deve ser executado exclusivamente por profissionais de saúde capacitados. “O peeling de fenol é um procedimento que deve ser realizado por médicos dermatologistas. Ele tem a capacidade de coagular proteínas, ou seja, causar destruição tecidual de toda a epiderme e até da derme mais profunda dos indivíduos submetidos a esse tratamento”, explicou.
Em entrevista à CNN, a dermatologista Elisete Crocco explicou sobre os riscos e cuidados de peeling de fenol. Um empresário, de 27 anos, morreu após intervenção no rosto #CNNBrasilPrimeTime pic.twitter.com/2fvsZUN9hN
— CNN Brasil (@CNNBrasil) June 5, 2024
Quando o peeling de fenol não é indicado?
O procedimento é contraindicado para pessoas com problemas renais ou hepáticos devido à alta toxicidade do fenol, que é amplamente absorvido pelo corpo e eliminado pelos rins e fígado. Além disso, não é recomendado para pessoas com pele mais escura ou alta taxa de melanina, e para aqueles que sofrem de problemas cardíacos.
Embora o peeling de fenol seja procurado principalmente para tratar rugas, também pode ser eficaz contra melasma e no tratamento de acne, embora os resultados não sejam tão impactantes como no caso do envelhecimento. Devido aos altos cuidados necessários, o tratamento estético pode custar até 30 mil reais.
Influenciadora revelou não saber dos riscos
A investigação sobre a morte de Henrique Chagas visa esclarecer as circunstâncias do ocorrido e determinar se houve negligência ou falhas no procedimento realizado na clínica de estética. Em depoimento à polícia, a influenciadora revelou ter aprendido a técnica em um curso on-line e admitiu desconhecer os riscos envolvidos no procedimento. Ela afirmou: “Não existe caso de morte por fenol, nada na literatura. Não tem nada falando que eu não poderia aplicar”.
Vídeo mostra jovem morrendo após peeling de fenol feito por influencer
Na gravação, Henrique aparece ofegante, com dificuldade para respirar, até se deitar inconsciente na maca. pic.twitter.com/O5EriwvQWo
— 98 FM Natal (@98FMNatal) June 10, 2024
Homicídio doloso
Natalia foi indiciada por homicídio doloso. Ela se apresentou à Polícia Civil em 5 de junho, dois dias após a morte de Henrique, e prestou depoimento por cerca de duas horas. Em pronunciamento a jornalistas, Natalia lamentou a morte do paciente e afirmou que tem enfrentado dias difíceis. “Estou muito triste pelo que aconteceu, jamais quis prejudicar ninguém. Sinto muito pela família dele. Isso acabou com a minha vida. Nunca tive a intenção de prejudicá-lo”, declarou a influenciadora.
Veja a seguir: Empresário suspeito de fornecer drogas à família de Djidja Cardoso se entrega; saiba mais
Conhecia os riscos do peeling de fenol?