Com 60,52% de votos, Davi Brito é o Campeão do BBB 24! Após passar por diversas dificuldades na casa, o baiano conquistou o prêmio de 2,9 milhões de reais, e se tornou o homem mais novo a vencer o reality da Globo. Ele também é o primeiro homem negro retinto a vencer uma edição, e o primeiro Pipoca a conquistar o título na era Camarote, que começou em 2020.

No pódio, o vice-campeão foi o gaúcho Matteus Amaral, com 24,25% dos votos, que levou o prêmio de R$150 mil. Em terceiro lugar, com 14,98% dos votos, Isabelle Nogueira garantiu R$ 50 mil.

Durante sua participação no programa, Davi se envolveu em controvérsias e foi frequentemente centro das discussões entre os brothers, mas também venceu provas e acumulou prêmios muito importantes. O baiano passou por perseguições, ameaças, e ofensas que nem mesmo ele ficou sabendo!

Protagonista durante toda a edição, Davi quase bateu o recorde de Babu, com 8 idas ao Paredão, apenas 2 vezes a menos que o ator. Sendo o maior alvo de muitos participantes, o campeão entrou no BBB 24 pelo Puxadinho, e conquistou o público por, muitas vezes, ser injustamente perseguido em dinâmicas, discussões e votações. Antes de entrar na casa, ele trabalhava como motorista de aplicativo em Salvador, Bahia. Ele entrou na casa com o sonho de cursar Medicina.

Discurso

No bairro de Cajazeiras, em Salvador (BA), onde Davi nasceu, 10.000 pessoas se reuniram sob chuva para torcer por ele durante a noite. Até mesmo a estrutura de um trio elétrico foi disponibilizada no evento. No discurso, Tadeu Schmidt se emocionou ao falar sobre a trajetória do campeão e destacou o protagonismo de Davi no jogo.

” O menino que vendia picolé no ônibus, agora está ganhando carros, disputando prêmios. (…) Difícil lembrar algum desses 100 dias em que o Davi não esteve no centro da história. Não dispensou nenhuma resenha, até quando não era com ele. Não se escondeu, não fugiu de jeito nenhum. Recebeu muitas críticas. Quem criticou seus erros, não estava totalmente equivocado. Mas estava cego quem não viu o quanto o Davi estava disposto a corrigir esses erros. É a soma da humildade, uma inteligência. Mas uma inteligência incrível”, disse o apresentador.

Por fim, Tadeu anunciou: “E a vitória vai pra uma pessoa que merece demais por tudo que é. Pela esperança que representa, pela maneira que se entregou nesses cem dias do seu jeitinho. É difícil você se ver de frente pra um sonho, pois, prepare-se para abraçá-lo porque a vitória do BBB 24 é sua, Davi”.

Trajetória

O brother superou Isabelle e Matteus na grande final da temporada. O resultado era especulado na web há semanas, mas nem sempre foi assim. Esse favoritismo de Davi surgiu quando a audiência do programa notou que os outros integrantes do elenco o perseguiam. Ele foi ameaçado, humilhado, xingado e agredido durante sua participação.

Parte do público, inclusive, entendeu que Davi era discriminado por conta de sua raça. No momento mais drástico, em fevereiro, o baiano quase apertou o botão de desistência do BBB. Foi preciso uma intervenção da produção para evitar que o jovem desistisse. O assunto ganhou corpo e fez o termo racismo estrutural bater recordes de busca no Brasil no mês de março.

Protagonista

Suas coisas foram jogadas na piscina por Leidy Elin e as expressões “psiu” “calma calabreso” fizeram com que ele se tornasse perseguido pela casa. No jogo ele conseguiu ser líder 1 vez, enfrentou 8 paredões e conseguiu imunidade por 2 vezes. Além de atender o BigFone 4 vezes!

Davi ganha última Prova do Líder do BBB 24 - Foto: Reprodução/Globoplay

Davi ganha última Prova do Líder do BBB 24 – Foto: Reprodução/Globoplay

Por mais que tenha estado no centro de diversos episódios no reality show, o motorista de aplicativo venceu sua primeira prova apenas no 92º dia de confinamento, conquistando o Líder pela primeira e única vez em sua trajetória. Depois, venceu a Prova do Finalista em uma resistência de mais de 10 horas de duração, sendo o primeiro a chegar na tão sonhada final do BBB 24.

Ameaças, ofensas e perseguição

Viralizou no X na manhã dessa terça-feira (16), um compilado de vídeos de momentos em que o Campeão foi menosprezado e até mesmo ameaçado por seus colegas de confinamento.

 Wanessa e Davi discutiram no programa antes de desclassificação - Foto: Reprodução/Globoplay

Wanessa e Davi discutiram no programa antes de desclassificação – Foto: Reprodução/Globoplay

Alguns dos grande embates em torno de uma perseguição contra ele, segundo o próprio público do BBB 24, se deu com os participantes do Camarote como Rodriguinho, Yasmin Brunet e Wanessa Camargo.

Sob a justificativa de ter sofrido gatilhos com as atitudes do brother, Wanessa chegou a chamá-lo de “manipulador, infantil e desesperado”. Os dois chegaram a se acertar e ela o presenteou com uma bolsa universitária, mas a relação azedou de vez daí para frente. Ao ser expulsa do programa por agredir Davi, a cantora se desculpou, mas acabou apagando vídeo posteriormente.

Por seu jeito de ser, Davi foi ameaçado, ofendido, excluído e menosprezado diversas vezes por boa parte dos confinados. No vídeo publicado no X, podemos ver que o baiano é chamado de “manipulador”, “sujo”, “perigoso”, “assustador”, “desrespeitoso”, “pilantra”, “insuportável”, “psicopata”, “do mal”, dentre várias outras coisas.

Durante diversos momentos do reality, o baiano se questionou sobre quais seriam seus erros, e os motivos para estar sendo excluído e ofendido de tal forma. Relembre as ameaças que Davi recebeu: ‘BBB 24’: Confira todas as vezes em que os brothers ameaçaram agredir Davi durante confinamento.

Polêmicas de Davi no BBB 24

Apesar do favoritismo, Davi foi o centro de algumas polêmicas no programa, incluindo erros que foram pontuados por outros participantes do reality, e reconhecidos por ele.

Durante a temporada, o Campeão dividiu opiniões dentro e fora da casa mais vigiada do Brasil pelo seu costume em montar as mesas de café da manhã e almoço para os parceiros de confinamento. Muitos diziam que era estratégia de jogo e, por isso, desaprovavam tal atitude.

Em uma briga com Nizam ele disse que era “homem, não viad*”, e foi chamado atenção por utilizar uma fala homofóbica. Michel foi quem conversou com ele e, no dia seguinte, ele se desculpou no raio-X.

Davi usou o termo "viado" em comparação com "homem" e foi chamado atenção pelos colegas. Foto: Reprodução / Redes sociais

Davi usou o termo “viado” em comparação com “homem” e foi chamado atenção pelos colegas. Foto: Reprodução / Redes sociais

“Utilizei palavras que não cabiam naquele momento, mas o restante foi do coração, eu botei para fora o que estava sentindo. Acho que tem que ser assim mesmo…Acordei com confiança, vou continuar com confiança, determinação e garra para chegar na final”, explicou.

Durante sua trajetória, ele teve embates intensos e marcantes com diversos participantes da casa. Como as brigas com Yasmin Brunet, Lucas Buda, MC Bin Laden, Rodriguinho e Wanessa Camargo. Inclusive, outra polêmica durante a trajetória de Davi foi a saída da cantora, que foi desclassificada após dar um tapa nele enquanto o brother dormia.

Brigas