Assim como Atacama, localizado no Chile, existem outras 6 crateras ao redor do planeta que assustaram toda a população mundial. Inicialmente, Atacama com 32 metros de diâmetro e 64 metros de profundidade. Esse buraco inusitado surgiu no deserto do Chile, e segundo o prefeito do local Cristóbal Zúñiga a população se encontrou muito preocupada: “Estamos preocupados, pois é um medo constante o fato de estarmos cercados por jazidas de mineração e obras subterrâneas sob nossa comunidade” relatou ele.

Porém, além desse, existem outros 6 bem mais assustadores. Veja abaixo:

Lêmen, O poço do inferno

Conhecido mundialmente como ‘poço do inferno’, esse buraco localizado deserto de Al-Mahra, no Lêmen, conta com 30 metros de largura e 112 metros de profundidade. Existe uma lenda sobre ele afirmando que sua criação se deu pelo propósito de ser uma prisão para demônios, por isso, o nome. Exploradores relataram também ter encontrado nele diversos animais mortos.

México

Em 2011, moradores do local afirmaram que esse buraco surgiu através de um forte estrondo. Ele possui 125 metros de diâmetro e 45 de profundidade, e chocou a população de Santa Maria Zacatepec. Depois de algumas pesquisas sobre a cratera, autoridades deram conta de que tudo se tratava apenas de um processo natural de dissolução de calcário.

Rússia

Essa cratera, localizada na Sibéria, surgiu em 2014 e possui 80 metros de diâmetro e 50 de profundidade. Cientistas afirmaram que a causa de seu surgimento, se deu por conta do aquecimento global da região. O buraco contém a parte interna totalmente escura e o local onde foi encontrado chama-se ‘Fim do mundo’.

Leia também: Itens importantes para não esquecer de levar para uma trilha curta

Antártica

Esse fenômeno apareceu inicialmente em 1974 e desapareceu por vários anos, até ser encontrado novamente em 2017. Ele possui 10 mil quilômetros quadrados, e após ser feita uma pesquisa sobre a região onde ele habita, foi confirmado que vários ciclones rodeiam a cratera e com isso, levam o gelo para outros locais, explicando seu sumiço repentino na época.

Quênia

Essa rachadura, localizada no Quênia, surgiu em 2018 no vilarejo de em Mai Mahiu e possui cerca de 3 mil quilômetros. Foi a única cratera que cientistas relataram ser por causa das placas tectônicas, e é popularmente conhecida como ‘Vale da Grande Fenda’, na África Ocidental.

Leia também: Turismo agroecológico: uma prática de sustentabilidade

China

Esse sumidouro foi localizado por moradores, em uma floresta da China. Possuindo 192 metros de profundidade, o buraco não chocou os cientistas, já que por ser um relevo cársico é comum que na região tenham esses tipos de crateras.

E você, qual cratera achou mais assustadora?