Uma estratégia um tanto bizarra está sendo adotada como um “plano infalível” para evitar o trabalho de Celso Russomano nas lojas populares de São Paulo. Conhecido por sua defesa dos direitos do consumidor e por protagonizar conflitos com funcionários e proprietários de estabelecimentos no programa Patrulha do Consumidor, Russomano agora precisa redobrar sua atenção com os direitos autorais na internet.

Com o intuito de impedir que as reportagens conduzidas por Celso Russomano permaneçam por muito tempo disponíveis no YouTube e outras plataformas de vídeo, comerciantes começaram a reproduzir músicas de empresas conhecidas por serem rigorosas com os direitos autorais, como a Disney. Isso visa impossibilitar a publicação das reportagens nessas plataformas.

A detecção de violação de direitos autorais é feita automaticamente pela maioria das plataformas de vídeo, incluindo o YouTube, onde o programa é hospedado após a exibição na Record TV. Dessa forma, os vídeos são impedidos de serem publicados. Mesmo se houver uma falha na detecção inicial e o vídeo for hospedado, ele pode ser removido após uma rápida denúncia de violação de direitos autorais nas opções do vídeo.

Essa estratégia foi compartilhada nas redes sociais, com um usuário recentemente explicando o truque em um perfil do TikTok: “Se o Celso Russomano aparecer na sua empresa querendo criar problemas, basta ligar um alto-falante, tocar uma música com direitos autorais, como do Super Mario ou da Disney, e ele não conseguirá postar o vídeo, perdendo todo o material gravado.”

@fabriciopadrin #celsorussomanno #direitodoconsumidor #direito #copyright #benmendes ♬ Relaxed – MC Mablo Dos Paredões

Não é só no Brasil

Essa tática é antiga e já foi adotada por dezenas de policiais americanos, que buscavam impedir que suas abordagens fossem divulgadas no YouTube. Para isso, muitos começaram a reproduzir músicas da cantora norte-americana Taylor Swift durante as abordagens. Um policial chegou a dizer: “Você pode gravar o quanto quiser, mas sei que isso não pode ser publicado no YouTube”.

Veja a seguir: [VÍDEO] Celso Russomanno é ameaçado por lojista durante gravação em SP: “Põe a mão, malandro”

O que achou do plano dos comerciantes?