A dermatologista Fabia Luna, com sede no Rio de Janeiro, decidiu tornar público um incidente irresponsável e até mesmo criminoso envolvendo um profissional de estética. Seu relato viralizou nas redes sociais, causando consternação entre os internautas. A profissional narra um caso chocante em que uma paciente descobriu ter um câncer de pele devido a um procedimento estético imprudente, o qual agravou sua condição.

Segundo ela, a vítima procurou um médico para tratar de uma pequena mancha escura em seu rosto, porém, nunca havia consultado um dermatologista para avaliá-la, pois nunca lhe causou desconforto. Durante a consulta, foi realizado um tratamento de cuidados com a pele, seguido por um procedimento de microagulhamento.

Contudo, a paciente não sabia que a mancha era, na verdade, um melanoma, o tipo mais perigoso de câncer de pele. Com o procedimento de microagulhamento, suas células cancerígenas foram disseminadas pelo restante do rosto. Agora, ela terá que recorrer a um tratamento cirúrgico, que, segundo a profissional, será desfigurante e mutilador.

“Vamos falar sobre atitude criminosa e irresponsabilidade? A paciente em questão procurou ‘um não médico’ para tratar seu rosto… Segundo ela: ‘Tinha um ‘sinalzinho’ pequeno e escuro no rosto. Nunca havia ido ao dermatologista para examiná-lo, afinal, ‘ele nunca coçou nem incomodou…'”, começa relatando.

“O profissional iniciou um tratamento com cuidados com a pele e realizou o procedimento de microagulhamento… Pois bem… O sinal com aparência inofensiva era, na verdade, um MELANOMA! Com o procedimento de microagulhamento, suas células cancerígenas foram inoculadas e disseminadas pelo restante do rosto… E agora? O que fazer??? O MELANOMA pode ser fatal! O tratamento será cirúrgico, desfigurante e mutilador…”, declara.

“O que poderia ter sido diagnosticado e tratado de maneira menos agressiva, se ela tivesse consultado um médico dermatologista… Agora, a vida e a qualidade de vida desta paciente estão em risco! Desculpem o desabafo, mas médico é aquele que pratica a medicina! Este profissional é um criminoso! QUEM CUIDA DA PELE É O MÉDICO DERMATOLOGISTA! Ele é o único profissional devidamente capacitado para tratar da sua pele!”, conclui.

Como identificar um melanoma?

Os principais indícios e sintomas do melanoma cutâneo incluem lesões ou pintas que apresentam características assimétricas, bordas irregulares, cores variadas e um diâmetro maior que 6 milímetros, além de aumento de tamanho com o passar do tempo, podendo ser identificados pelo método ABCDE.

Conhecer como reconhecer precocemente o melanoma cutâneo é crucial para o sucesso do tratamento, já que pode impedir o desenvolvimento do câncer de pele e sua capacidade de formar metástases difíceis de tratar, mesmo com intervenção terapêutica.

Portanto, além dos cuidados diários com a exposição ao sol, como a aplicação de protetor solar e evitar os horários de maior incidência de radiação solar, é fundamental realizar uma avaliação regular da pele, pelo menos uma vez por mês. Isso inclui áreas como o couro cabeludo e as solas dos pés, para identificar a presença de novas lesões ou alterações que possam indicar a presença de câncer de pele.

Veja a seguir: [VÍDEO] Influenciador russo é condenado por matar filho que “alimentava” com fotossíntese humana; entenda o caso

Já viu algum caso parecido com este?